Estruturas de Madeira MLC

Este material composto por lâminas de madeira colocadas por sobreposição, permite que se proceda a uma escolha criteriosa das peças de madeira e à eliminação das deficiências antes da colagem. O processo torna as vigas mais homogêneas e evita a tendência para fendas, uma vez que as tensões geradas por uma lamela são contrariadas e absorvidas pelas outras. Obtêm-se assim elementos com características superiores aos que se obteriam com uma peça maciça de madeira de igual seção. Está técnica permite ainda, a construção de elementos de grandes dimensões e com uma grande variedade de formas.

Quanto à durabilidade:

Irá depender dos cuidados a ter com o corte, secagem e manutenção  dos elementos.

A MCL  apresenta uma grande imunidade relativa ao ataque de xilófagos (cupins e outros insetos), em grande parte devido às colas utilizadas, e aos tratamentos aplicados. Não sofre ataques por corrosão nem oxidação, logo é o material mais indicado para ambientes quimicamente agressivos, tais como indústrias químicas ou laboratórios, etc.

A sua aplicação é igualmente adequada para a cobertura de piscinas, dada a sua imunidade à ação da umidade elevada, de ação do cloro, bem como dos cloretos da água do mar.