Pista de Skate em U – Parque Madureira

Parque no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro entra no circuito dos esportes radicais com nova pista de skate

A partir de agora, a capital carioca entrará definitivamente no circuito dos esportes radicais, principalmente naqueles ligados aos patins, skates e bikes. Isto porque acaba de ser inaugurada no Parque Madureira, zona norte do Rio de Janeiro (RJ), a maior pista no formato “U” da América Latina. Seus 4,2 metros de altura por 17 de comprimento e 25 de largura superam as medidas exigidas pelos padrões internacionais e tornam o espaço apto a sediar campeonatos profissionais na modalidade vertical.

O escopo do trabalho da Omnitrade Brasil foi o fornecimento de material e montagem. Ao todo, a cobertura do tipo deck abrangeu 3,4 mil metros quadrados nos quais foram utilizados telhas metálicas trapezoidais, painéis de isolamento térmico em polyisocianurato de 1”, e manta TPO. A empresa também forneceu e montou linhas de vida, SPDA e, a fim de aproveitar o alto índice de insolação, foram montadas 20 claraboias de iluminação natural.

O projeto contou com a consultoria do skatista brasileiro maior medalhista da história do “X Games”, Bob Burnquist. E como a cidade é também conhecida como a terra de sol e calor escaldantes quase o ano todo, o local não poderia ficar descoberto e sua cobertura ficou a cargo da Omnitrade Brasil.

Com duração de 45 dias, esta obra apresentou algumas peculiaridades a começar pela geometria no formato oval que constituiu um grande desafio na concepção do projeto. “A cobertura deste Half Pipe foge de um projeto convencional por apresentar uma arquitetura complexa. Além disso, devido à grande inclinação, a montagem também se tornou de grande complexidade, que só foi possível de execução devido à experiência e capacidade da equipe. Desta forma, aprendemos que quando há comprometimento e engajamento, é possível alinharmos prazo de execução, qualidade e segurança no trabalho”, afirma o diretor da Omnitrade Brasil, Ricardo Santos.

DATA: 2016