Riocentro

Com ampla expertise e soluções inovadoras, Empresa se destaca no cenário de coberturas

Localizado no bairro de Jacarepaguá, na capital carioca, o Riocentro é o segundo maior centro de convenções da América Latina. Não à toa, ali os números são todos superlativos: ao todo são cinco pavilhões interligados, que somam 100 mil metros quadrados em um parque de 571 mil metros quadrados, com estacionamento para cerca de 7 mil automóveis e 60 ônibus. Atualmente, o local se encontra sob a direção da francesa GL Events, que vem promovendo reformas, com vistas a uma reestruturação total e ampliação do espaço. E a Omnitrade Brasil, com sua ampla expertise em soluções, vem fazendo parte deste projeto. A Empresa acaba de realizar, em apenas seis semanas, o trabalho de retrofit de 17,5 mil metros quadrados de cobertura do Pavilhão 2.

A cobertura existente, em telha térmica, apresentava platibandas com arremates de capeamento danificados, o que causava vazamentos. Os técnicos da Omnitrade Brasil conseguiram manter não somente a cobertura original, preservando sua leveza já que sua estrutura é constituída de alumínio e, simultaneamente, garantiram a estanqueidade ao preencherem os canaletes da telha com isopor, adicionando uma camada de polyiso com 0,5 polegadas em cima e uma camada final de manta de TPO.

Já nos lanternins existentes foi criada uma superfície em OSB para suporte à impermeabilização da cobertura. Além disso, foi realizado um revestimento das platibandas em manta de TPO e aplicação de capeamentos metálicos e impermeabilização dos pontaletes das linhas de vida já existentes. Outra ação realizada foi a implantação de um sistema de drenagem de emergência por meio da inclusão de tropleins nas extremidades das calhas, o que impede que a estrutura da cobertura, muito leve, seja sobrecarregada em caso de fortes chuvas.

CLIENTE: Riocentro
LOCAL: RIO DE JANEIRO